(ENEM/PPL - 2018) Demcrito julga que a natureza das coisas eternas so pequenas substncias infinitas, em grande nmero. E julga que as substncias so to pequenas que fogem s nossas percepes. E lhes so inerentes formas de toda espcie, figuras de toda espcie e diferenas em grandeza. Destas, ento, engendram-se e combinam-se todos os volumes visveis e perceptveis. SIMPLCIO. Do Cu (DK 68 a 37). In: Os pr-socrticos. So Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado). A Demcrito atribui-se a origem do conceito de
(ENEM/PPL - 2018) O justo e o bem so complementares no sentido de que uma concepo poltica deve apoiar-se em diferentes ideias do bem. Na teoria da justia como equidade, essa condio se expressa pela prioridade do justo. Sob sua forma geral, esta quer dizer que as ideias aceitveis do bem devem respeitar os limites da concepo poltica de justia e nela desempenhar um certo papel. RAWLS, J. Justia e democracia. So Paulo: Martins Fontes, 2000 (adaptado). Segundo Rawls, a concepo de justia legisla sobre ideias do bem, de forma que
(ENEM/PPL - 2018) A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades tm um contedo e uma funo determinada por foras externas, sobre as quais o indivduo no tem controle algum. MARCUSE, H.A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional.Rio de Janeiro: Zahar, 1979. Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais foras externas so resultantes de
(ENEM/PPL - 2018) Jamais deixou de haver sangue, martrio e sacrifcio, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memria; os mais horrendos sacrifcios e penhores, as mais repugnantes mutilaes (as castraes, por exemplo), os mais cruis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memria. NIETZSCHE, F.Genealogia da moral.So Paulo: Cia. das Letras, 1999. O fragmento evoca uma reflexo sobre a condio humana e a elaborao de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)
(ENEM/PPL - 2018) Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que so cpias de uma sensao ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela. HUME, D. Investigao sobre o entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gnese na
(ENEM/PPL - 2018) Uma criana com deficincia mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituio? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que v embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianas? MURDOCH, I. A soberania do bem. So Paulo: Unesp, 2013. Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevncia filosfica medida que problematizam conflitos que esto nos domnios da